segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Quantos escravos trabalham pra você?

Você está, agora mesmo, utilizando algo que foi produzido por um escravo. Quem você acha que desenterrou os minérios do seu smartphone? Quem você acha que plantou e colheu o algodão da sua camisa? Uma rápida pesquisa no Google já denuncia a escravidão em várias empresas de roupas aqui no Brasil, como a Zara, Marisa, Pernambucanas, Brooksfield, Billabong e muitas outras por aí. Além disso também existem brasileiros trabalhando sem direitos colhendo e plantando soja e algodão e "minerando" esmeraldas.

Pensando nisso, uma parceria entre a ONG Call+Response e o Departamento de Estado para Monitoramento e Combate ao Tráfico de Pessoas dos EUA criaram o site SlaveryFootpint.org para mostrar quantos escravos foram necessários para você comer o que você come (inclusive as prostitutas) e usar o que você usa. Para o site te mostrar o resultado, você precisa responder 11 preguntinhas básicas. Só isso. Enquanto você vai respondendo o site te mostra alguns fatos e informações sobre a escravidão no mundo, tudo em inglês.

39 escravos trabalham para mim!

Existe també um aplicativo para Android e para iPhone. Você pode acessar o site por aqui! Faça o teste também e diga quantos escravos trabalham para você!

Baseado na matéria de Kleyson Barbosa no app da Superinteressante pro Chrome